Quais são os tipos de panela e suas diferenças?

17 de maio de 2013

barra_blog_kids

Que tipos de panela você usa? Inox? Cobre? Alumínio? Teflon? Veja a seguir quais são suas vantagens e diferenças.

PANELAS DE COBRE

conjunto-panelas-3pc-lyon-design-collection-cobre-20999452-tramontina-aa49cfccdf

As panelas feitas de cobre são ótimas condutoras de calor e são resistentes à corrosão. Este estilo é muito usado pelas doceiras, pois é um tipo de panela que o calor é transmitido de forma rápida e homogenia, sendo perfeita para derreter açúcar e preparar caldas.

Uma de suas qualidades é economia no consumo de energia ou gás: o calor é distribuído uniformemente por toda a superfície da panela (e não só no fundo). Tal aquecimento é homogêneo e leva menos tempo se comparado às outras panelas. Outra vantagem é a retenção do calor por mais tempo, o que é importante no preparo de frituras, pois a temperatura do óleo não deve baixar.

 

PANELAS DE ALUMÍNIO

conjunto-de-panelas-aluminio-5-pecas-versalhes-20699093-tramontina-524152

Panelas de alumínio são as mais baratas. As que possuem fundo grosso são excelentes para dourar carnes sem soltar água. Uma dica para remover manchas escuras do interior da panela: encha-a com água, junte o suco de 1 limão e ferva até que fique clara. Depois lave como de costume. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que o metal é seguro e adequado para fins culinários. A maioria dos cozinheiros, hoje em dia, usa o alumínio.

 

PANELAS DE TEFLON

panela-de-pressao-3-0l-teflon-anti-aderente-086-aluminio-globo-64d5ef

O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por ser dispensável o uso de gordura (ótimo para quem tem problema de colesterol ou está de dieta). A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução de conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca.

 

PANELAS DE INOX

caldeirao-fundo-em-aco-inox-20cm-5-7lts-solar-tramontina-5b79d2

Para quem cuida da saúde e gosta de um alimento preparado adequadamente o melhor é optar pelas panelas de inox. É o tipo mais usado na cozinha profissional. Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita.

 

Panela de pressão com visor em vidro – MTA

Desde que foi inventada a primeira panela de pressão há mais de 300 anos, a introdução do visor MTA já é considerada a inovação mais relevante neste tipo de utensílio.
Por não precisar abri-la antes da hora para verificar a cocção, isso gera a economia de tempo e consequentemente economiza também energia.

panela-de-pressao-com-visor-em-vidro-4-5-litros-antiaderente-6000-mta-35a7ba
O visor aumenta as chances de o usuário acertar a sua receita, porque poderá, por exemplo, perceber a hora de adicionar outros ingredientes e a controlar na hora certa a fonte de aquecimento se julgar necessário, a visibilidade vai aumentando gradativamente conforme o tempo de cozimento.
Outra inovação é o uso de uma haste de inox que foi disposta estrategicamente sob a válvula de funcionamento da panela e apoiada sobre o cabo, dispensa ter que usar outros utensílios. Para o ato de liberar os vapores quentes para abrir a panela e também se usa da mesma haste para limpar os orifícios do pino e válvula de funcionamento.
O visor foi projetado em vidro especialmente temperado de 5 mm para oferecer maior segurança e por isso é inquebrável em uso, pois suporta altas temperaturas, fortes impactos e choques térmicos. Suportando isso tudo o visor é considerado a peça mais resistente do conjunto.

Gostou? Já encontrou a panela ideal para você?

Comente!

 

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*